Exames preventivos

Faça seus exames de rotina em nossa clínica
e mantenha a saúde em dia.

shutterstock_1453673669

Ultrassom

Muito recomendado para uma série de diagnósticos, a ultrassonografia é um exame de imagem de alta frequência e com grande eficácia para uma série de tratamentos e acompanhamentos, inclusive o gestacional.

Mamografia

A mamografia é um exame de imagens captadas por meio de radiografia. Ela existe para identificar lesões, nódulos ou assimetrias nos seios e pode diagnosticar precocemente o câncer de mama.

Citologia Oncótica

É um exame ginecológico capaz de detectar alterações e doenças no colo do útero. É feito pela coleta de uma pequena amostra de células do colo do útero da paciente.
Com o Papanicolau (nome popular) é possível identificar alterações no útero, que podem incluir:
– Infecções vaginais, como tricomoníase ou candidíase;
– HPV e câncer de colo do útero;
– Avaliar a saúde do colo do útero;

Biópsia

A Biópsia é um exame invasivo que serve para analisar a saúde e a integridade de diversos tecidos do corpo como pele, pulmão, músculo, osso, fígado, rim ou baço. O objetivo da biópsia é observar qualquer mudança, como alteração da forma e do tamanho das células, sendo útil até mesmo para identificar a presença de células cancerígenas.

Exames laboratoriais

Os exames de sangue servem como teste complementar para o diagnóstico de doenças. Eles são utilizados para a realização de check-ups de rotina que garantem a preservação da saúde e ajudam a controlar as taxas de certas substâncias no organismo.

Colposcopia

A colposcopia detecta, valoriza e caracteriza alterações dos tecidos do colo do útero, da vagina e da vulva que não são possíveis de identificar à vista desarmada. Perante alterações suspeitas ou patológicas (doença) é realizada a biópsia dirigida por colposcopia (apenas das áreas alteradas) de forma a obter um diagnóstico.

Eletrocauterização

A eletrocauterização é um exame utilizado para tratar lesões cutâneas benignas e pré-malignas. Neste caso a região afetada é carbonizada por eletricidade e calor. O procedimento é feito em consultório com um eletrocautério. Normalmente aplica-se algum tipo de anestésico local (pomada anestésica ou injeção local) e faz-se o procedimento, que dura alguns minutos. O material pode ou não ser enviado para análise patológica.

Eletrocardiograma

O eletrocardiograma é um dos exames cardiológicos mais comuns. Ele avalia a atividade elétrica emitida pelas células do coração e o ecocardiograma é um exame que possibilita a visualização da morfologia e do funcionamento cardíaco.

Ecocardiograma

O ecocardiograma é um ultrassom do coração. Ele auxilia na avaliação de algumas características do órgão, como as morfológicas – tamanho, aparência, espessura, formato –, capacidade de funcionamento e fluxo sanguíneo. Com isso, ajuda a detectar uma série de condições e doenças, já desenvolvidas ou futuras. O exame é considerado não invasivo, pois não envolve radiação ou métodos que possam oferecer risco à saúde.

Exame toxicológico

O exame toxicológico tem o objetivo central de identificar a presença de substâncias psicoativas – drogas – no organismo. Com o teste, é possível conhecer o que foi consumido pelo paciente nos 90 dias que antecederam a coleta. Mais eficaz que os exames tradicionais de sangue e de urina, o exame é feito com uma amostra de cabelo ou de pelos do corpo. Desde 2015, o exame toxicológico é obrigatório para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação, a CNH, nas categorias C, D e E.